Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

15/12/2011

Literatura YA - Novo Gênero Literário?

 Ola Galerinha!
Vi essa materia no blog Mell Books
achei muito interessante, então resolvi trazer para vocês! *.*

Literatura YA - Novo Gênero Literário?

Uma curiosidade nem tão curiosa, mas que vem crescendo!

Um papo sobre o Gênero Literário que vem arrecadando fãs no Brasil e mundo afora, "Literatura YA". Não "novo", mas agora reconhecido.
Como bons leitores e fãs que somos, acredito que as mudanças sempre que ocorrem neste campo, estamos já com uma ponta de curiosidade para saber mais informações, "Ossos do Ofício", afinal leitor é um irrevogável curioso, saber mais, conhecer mais...alguns histórias, outros estórias, contos, lendas, fantasias, etc...

Quando todos os gêneros pareciam já estar circulando por nós (leitores), livrarias e bibliotecas, um novo Gênero surge, ou melhor, assume seu lugar, porque em realidade já existiam, mas por não terem um, como dizer?... reconhecimento original, ficavam entre Infanto-Juvenil e Literatura Adulta, daí a capacidade de interpretar pela sinopse de cada um e perceber que tratava-se de um livro mais jovem ou mais adulto.
Mas a pergunta, e aqueles adultos que gostam do Tema infanto-Juvenil? Então alguns escritores perceberam esta lacuna e vem a Literatura para Jovens Adultos.

Uma definição mais séria:
A YALSA (The Young Adult Library Services Association), define o “Young Adult” (jovem adulto) aquela pessoa de 15 a 29 anos. Isso mesmo, bem abrangente. Também entra nessa definição o “Kidult” (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes). Retirado de NovelasTeen

O Tema:
Geralmente o tema é adolescente, os conflitos vividos por este, e com uma visão não tão inocente, a rebeldia, crises com os pais, os irmãos, o interesse no sexo oposto, drama escolar, popularidade, amigos, o descobrimento da sexualidade, etc...
Pode-se ver mesmo em livros que tenham seres fantasiosos, fadas, vampiros, lobisomens, etc...Prevalece os dramas adolescentes, uma visão similar a realidade mas com personagens fictícios.



Entram neste Gênero alguns autores famosos:
Autores e as respectivas obras:
Meg Cabot com a série “O Diário da Princesa”
Cory Doctorow, com Little Brother (não foi lançado no Brasil)
Stephenie Meyer, com a série “Saga Crepúsculo”
Rick Riordan, com a série “Percy Jackson & os Olimpianos”
J.K. Rowling, com a série “Harry Potter”
J.D. Salinger, com “Apanhador no Campo de Centeio”
Cecily von Ziegesar, com as séries “Gossip Girl” e “The It Girl”
E outras mais!

-Algumas características:
Personagem principal Jovem (em média possuem 12 a 20 anos)
Senso de Humor presente
Problemas da adolescência são tratados do ponto de vista adolescente (os personagens não agem como adultos ou como crianças)
Localiza-se em tempo-espaço contemporâneo
Diálogos valorizados
Estilo de escrita claro
Permite-se o uso de gírias com freqüência

Espero Que tenham Gostado!
Não deixe de Visitar o blog

Beijokass
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas