Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

21/12/2011

Publicação de Mangá : Um secesso de Peso!

Publicação de Mangá: Um Secesso de Peso.
O  fenêmeno editorial japonês que revolucionou a forma de ver os quadrinhos em todo mundo!

Muito antes da febre dos mangás se espalhar pelo mundo, os quadrinhos japoneses ja haviam sido considerado um importante meio de comunicação impresso no Japão.
A poderosa industria dos mangás conquistou inicialmente, o epaço vital do arquipélago de forma tão intensa, que hoje, não é encontrada tão intensamente em nenhum outro lugar do mundo.
 Só foi possível essa popularização, por um tipo de publicação específica de Magá, as antologias ou magazines semanais.

Características:

A maioria dos mangás tem o tamanho de 18x25 cm, um formato muito parecido com gibis ocidentais, mais o que mais o que chama a atenção mesmo é  a quantidade de páginas, e sua espessura que é comparavel a uma lista telefônica antiga.
 As revistas do tipo magazine (japones), tem de 300 a 400 páginas, divididas em 15 a 20 series, por edição. A principal ocupa cerca de 30 páginas, e as outras 15 a 20, por edição.

 As revistas são empressas em papel barato e reciclado, em uma unica cor, normalmente em preto. Somente a capa e puquissimas páginas são coloridas.

  Devido a grande variedade e volume de personagem tornam (quase) impossível guardar e colecionar essas publicações. Mas por serem baratas, menos de 2 dólares, os magazines são literalmente um produto descartável: depois de lidos, costumam ser abandonados em ônibus, trens ou metros para serem recolhidos, e o papel novamente reciclado.


Gigantes Editorias:

O mercado de revista japonês é dominado por poucas editoras sendo as mais importantes as três gigantes:

 => Kodasha (1909) - É a maior do mundo. Seu titulo Shonem Magazine foi uma das primeira semanais de quadrinhos e continua sendo das mais vendidas;

 => Shueisha (1925) - Segunda Maior do mundo. Seus titulos: Ribon Original e Margaret (para meninas), Young Jump (para jovens), Businees Jump e Super Jump (Adulto), Comic You (Mulheres Adultas). Mas o maior sucesso é a Shonen Jump, para meninos que chegou a vender 7 milhões de exemplares, no seu auge nos anos 90;

=> Shogakukan (1992) - Terceira maior do mundo. Publica titulos edicativos como: Gotta (para garotos), Ciao, Flower e Shojo Comics( para meninas), Korokoro (para crianças), Big Comic (para adultos) ;

Fonte : Revista Literatura n° 39


Espero qu etenham Gostado!
Beijokas!!
Carol
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas