Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

12/07/2013

[Resenha] - Lucíola por José de Alencar

Olá, pessoal!!!


  Primeiramente quero justificar minha ausência no Baú. Como era fim de bimestre no colégio, estava aquela correria com entrega de trabalhos, provas e mais provas. Resultado: sumi do blog.
  Dei prioridade aos estudos deixando o blog um tanto de lado. Mas o que importa é que estou de férias (Yeah!) e vou tentar atualizar com calma todas as postagens que estão em falta com vocês que nos acompanham.

  Esclarecimentos a parte, vamos a resenha de hoje: "Lucíola" clássico de José de Alencar. Sei que muitos iram dizer que é muito cedo para ler este tipo de livro, mas acontece que é um titulo que cai em alguns vestibulares e mesmo que não irei prestar vestibular agora, acho melhor me acostumar com este estilo de leitura que é sugerido para quando tiver de lê-los por obrigação seja mais rápido e simples já que eu terei um ideia do que vou encontrar neles. Ler um livro forçado já é muito ruim, pior é ler um livro com linguagem totalmente diferente da qual você já esta acostumado.

  Entrando nesta "onda", escolhi "Lucíola" escrito em 1862. Confira:


Editora deste exemplar: Escala 
Páginas: 127

Sinopse:
"Lucíola é um romance urbano, cujo tema central não poderia deixar de ser o amor; só que é um amor sublimado, idealizado, capaz de grandes renúncias e sacrifícios.
  Paulo, personagem principal, apaixona-se por Lúcia, uma disputada prostituta da cidade de Rio de Janeiro. Após relutar muito a jovem rende-se aos encantos de Paulo, ansiando morrer em seus braços" 
Primeiro volume da trilogia Perfil de Mulheres.


   Paulo rapaz de 25 anos, pernambucano, conta através de cartas a uma misteriosa senhora, seu romance vivido anos atras. Recém chegado ao Rio de Janeiro, Paulo sai na companhia de seu amigo para conhecer a cidade, e é neste passeio a noite em que ele a vê pela primeira vez: bela e delicada.

  Passam-se alguns dias e Paulo é convidado a conhecer ou melhor, a participar da festa de Nossa Senhora da Glória, onde finalmente ele descobre a verdadeira identidade da moça que lhe encantou desdo o primeiro instante. Seu nome é Lúcia, a prostituta mais cobiçada de toda a cidade. 

 Paulo tentando um contato a mais, depara-se com Lúcia o recusando, porém dias depois a jovem joga-se nua em seus braços. Até ai história normal, mas em vez da prostituta se apaixonar pelo homem primeiro como em outros livros, em Lucíola e ao contrário. Paulo se apaixona pela moça que a todo momento luta contra o sentimento que apesar de escondido, cresce dentro de si.

  O enredo e incrível, de antemão posso adiantar que nem sempre o que é dito é verdade, e as razões pelas quais não são, estão muito bem construídas ao longo do livro. Resumindo uma bela história de amor.




Leitura recomendada, e mais uma dica que na verdade vele para todos os livros: Não deixe de lê-lo pelo o que os outros falam, ou pela capa. Minha expectativa com a leitura era baixa, pois pensei que só iria encontrar cenas de sexo e mais sexo, no final mudei totalmente meu ponto de vista. 

Leitores, espero que tenham gostado da resenha e mais uma vez peço desculpas,

Até.


Um comentário:

  1. Esta tudo bem ,eu também estive meio sumida no meu blog devido a minha mudança de residência , e com isso também atrasei tudo .

    Gostei bastante da resenha , acho que poderia ser super agradavel .

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas