Últimas

Post Top Ad

Your Ad Spot

23/11/2013

[Resenha] Desventuras em Série - Serraria Baixo-Astral


Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

Título (original) : The miserable mill
Autor: Lemony Snicket
Ilustrador: Brett Helquist
Páginas: 172
Editora: Cia. Das Letras  


" Caro Leitor,
Para o seu bem, espero que ao escolher este livro você não tenha sido movido pelo desejo de uma leitura agradável. Se seu desejo era esse, aconselho que feche o livro imediatamente, pois, de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, SERRARIA BAIXO-ASTRAL talvez seja o mais triste até agora. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são mandados a Paltryville para trabalhar numa serraria, e ali, lamento informar, deparam-se com coisas terríveis, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora, um horrível acidente que causará ferimentos e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça.
Prometi escrever a história completa dessas três pobres crianças, mas você não fez nenhuma promessa de lê-la. Portanto, se preferir histórias mais confortadoras, não tenha cerimônia: sinta-se inteiramente livre para fazer outra escolha.
Respeitosamente,

Lemony Snicket "

  




 Porque este livro?

      Como já havia postado aqui no blog os três anteriores volumes do Desventuras, achei coerente dar continuidade e também por curiosidade, vamos ser francos, que quando começamos uma saga sempre da uma vontade de continuar com a leitura mesmo tendo uma certa mesmice ao passar dos livros.



 Enredo

      A história em si, se assemelha aos volumes anteriores, aonde os órfãos Baudlaire (Violet, Klaus e Sunny)  são "jogados" para tutores diferentes, sendo um de seus tutores anteriores o maldoso Conde Olaf, que persegue as crianças com o objetivo de por a mão na fortuna deixada pelos pais dos órfãos. O tutor do livro 4 é o Senhor, dono de uma Serraria que as crianças são sujeitas a frequentar e trabalhar.



 Narrativa

       Como já mencionado o livro ficou naquela coisa super óbvia do que ia acontecer, o que é um pouco desanimador, apesar dos outros 3 livros terem o Conde Olaf atrás das crianças com seus disfarces absurdos, esperava mais do livro quatro, estava ansiando por algo diferente - confesso meu desapontamento - mas de qualquer forma pra quem começou a ler a série pelo livro 4, não fica "perdido" pois o autor sempre da uma introdução sobre os fatos anteriores.
      Na Serraria as  pobres crianças são forçadas a trabalhar, com direito a horário de almoço (sem almoço) e com materiais altamente perigosos para a suas consecutivas idades.              Obviamente o vilão vem a tona disfarçado novamente para conseguir o que tanto quer: A fortuna.
                                                  
Personagens

Violet Baudelaire: Irmã mais velha dos Baudelaire, uma inventora capaz de criar coisas inimagináveis para alguém de sua idade.
Klaus Baudelaire: Um garoto tão inteligente quanto sua irmã mais velha, é amante de livros os quais mantem como melhores amigos, e que veem a calhar na trama.
Sunny Baudelaire: A caçula e não menos importante, mesmo sendo um bebê e não tendo domínio das palavras seus dentes afiados são extremamente úteis.
Conde Olaf: O vilão da saga, o qual tem como meta o dinheiro deixado pelos pais dos órfãos.
Senhor: Não tem bem um nome certo, e segundo o próprio Lemony Snicket , não saberemos sua identidade até o fim da série. Tutor das crianças, dono de uma Serraria, e não muito agradável.
                                  
(há diversos outros personagens)       

Conclusão

     O livro é interessante sim, mas como mencionei esperava mais, não o criticando pois de fato os outros livros são apaixonantes, vale a pena lê-lo, uma leitura diferente, um tanto pessimista mas fácil de ser compreendida.  






    Sobre o autor:

             Para quem não sabe Lemony Snicket é um pseudônimo o qual Daniel Handler usa para assinar seus livros e aonde participa indiretamente da história. Atualmente Daniel é casado com Lisa Brown, uma artista gráfica.


                                                             

Um comentário:

Dê sua opinião e ajude o Baú!

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas